Análise: Sony Xperia Z5 Premium

Top de linha reproduz imagens em 4K e possui super câmera, além de processador potente

Publicado em 30/09/2016

Segundo o portal Zoom, o que logo chama a atenção no Sony Xperia Z5 Premium é o fato desse smartphone contar com tela 4K, de 5.5 polegadas. E se a tela 4K, com uma incrível resolução, virou destaque em alguns modelos de televisores, a Sony foi além e produziu um smartphone com um display de bastante qualidade. Para você ter uma ideia, a resolução 4K é quatro vezes maior que a resolução Full HD.

Entenda melhor a tela 4K do Xperia Z5 Premium

Uma coisa é certa: a Sony realmente inovou na tela desse smartphone. Acontece que, levando isso para o nosso dia a dia, vale lembrar que nem mesmo as TVs 4K ainda se tornaram comuns. No caso dos smartphones, somente alguns modelos mais avançados que criam vídeos em 4K. Então, será que vale a pena investir em uma tela tão moderna?

No uso do smartphone no dia a dia, o Z5 Premium faz uso da resolução Full HD praticamente o tempo todo. Mas isso tem uma explicação: muitos dos aplicativos ainda não são compatíveis com a tecnologia 4K, então normal que você visualize as imagens com a resolução Full HD mesmo.

Mas é claro que a resolução 4K pode ser aproveitada. Você pode, por exemplo, acessar um vídeo no Youtube que tenha essa resolução, e assistir ao conteúdo com muita qualidade de imagem. E a Sony também disponibiliza a função upscaling, que aprimora fotos e vídeos, deixando as imagens com uma qualidade parecida com a oferecida na resolução 4K.

E ele é ainda um smartphone à prova d'água, sabia?

Sim, a Sony realmente oferece muita tecnologia no Xperia Z5 Premium. O smartphone ganhou a classificação IP65/68, que o torna um aparelho à prova d'água e também com proteção contra poeira. Isso quer dizer que, se chover de repente na rua, não vai ser problema pegar uma chuva.

Mas atenção: isso não quer dizer que o smartphone pode ficar embaixo d'água, tá? E ele também precisa ficar longe de outros líquidos, como a água salgada do mar, sucos e refrigerantes. E é necessário também observar se as portas e tampas estão completamente fechadas.

Xperia Z5 Premium: mais um top de linha da Sony

Chegou a hora de falar sobre o alto desempenho que esse smartphone oferece. O Xperia Z5 Premium vem com memória RAM de 3GB e processador octa core Qualcomm Snapdragon 810 (quad core de 2.0GHz + quad core de 1.5GHz). Com essas especificações, o smartphone está preparado para realizar multitarefas e abrir apps mais pesados com fluidez.

O sistema operacional é o Android 5.1 Lollipop e, no armazenamento, o smartphone conta com 32GB, lembrando que parte dessa capacidade já vem ocupada por alguns aplicativos pré-instalados pela fabricante. A vantagem é que o Xperia Z5 Premium é compatível com cartão microSD de até 200GB. O smartphone usa 1 chip, somente. E o chip utilizado é do tipo Nano Sim.

Uma das vantagens do Xperia Z5 Premium foi a Sony ter oferecido, nesse celular, um sensor de impressão digital. Ele está posicionado na parte lateral, para você desbloquear o aparelho de um jeito prático e seguro.

Como já falamos que é um celular cheio de tecnologia, nele você encontra a conectividade 4G, que oferece um acesso mais rápido à internet. Outras tecnologias presentes são: DLNA, NFC e MHL. Assim dá, por exemplo, para transferir um vídeo gravado com o smartphone para uma TV 4K, por meio da tecnologia DLNA ou usando um conector MHL 3.0, desde que o televisor também seja compatível.

Um Sony Xperia que entrega fotos de qualidade

A câmera traseira do Xperia Z5 Premium tem 23MP de resolução e, para acompanhar uma tela de alta qualidade, filma em 4K. Assim você consegue ver os seus vídeos com bastante nitidez e fidelidade de cores. Já a câmera frontal conta com 5MP e é capaz de filmar em Full HD, o que também é bem satisfatório.

E a bateria do Xperia Z5 Premium?

Ao ser capaz de realizar tarefas mais pesadas, assistir a conteúdos em 4K... é natural que essas atividades façam a bateria do smartphone acabar mais rápido. Mas a Sony parece ter acertado nesse ponto.

É claro que a duração real depende do uso que você faz no dia a dia com um smartphone. No entanto, a bateria do Xperia Z5 Premium tem capacidade de 3.430mAh que, segundo a Sony, pode durar até dois dias.

Conclusão

O Xperia Z5 Premium logo se destaca pela tela 4K. Mas vem ainda com muitas outras tecnologias, bom para quem está pensando em investir em um top de linha e ter alto desempenho em diferentes tarefas.

Altos e baixos, segundo o Zoom

Destaques: tela 4K, memória RAM de 3GB, processador octa-core Qualcomm Snapdragon 810, armazenamento de 32GB, 4G, 3G e Wi-Fi, à prova d’água, sensor de impressão digital, câmera traseira de 23MP, filma em 4K, câmera frontal de 5MP e filma em Full HD.

Falhas: chip nano-SIM.

Texto original: Zoom

Foto: Divulgação