Conheça Miquela, a estrela digital do Instagram

Avatar é engajado, antenado com o mundo da moda e também canta

Publicado em 05/09/2017
Conheça Miquela, a estrela digital do Instagram

O futuro chegou, e com ele os avatares digitais, que vêm ganhando fama nas redes. Um deles é a Miquela, uma it girl com mais de 250 seguidores no Instagram. Suas intenções e a identidade de quem a opera ainda são um mistério, mas é uma pequena amostra do que poderá vir e como podemos conviver com personagens digitais nos próximos anos.   

Seus stories e postagens contam um pouco sobre sua rotina. Ela mostra que "frequenta" shows, lugares turísticos, backstages e museus. Miquela também é engajada em política, gosta de exibir roupas e penteados da moda, além de dar conselhos aos seus fãs nos comentários.
 

 

just out here livin my life 💎

Uma publicação compartilhada por *~ MIQUELA ~* (@lilmiquela) em

“Minha geração está muito ansiosa para usar as mídias sociais como uma maneira de aprender e obter mais empatia. Eu não pretendia usar o Instagram como uma forma de ativismo quando comecei a publicar fotos, mas como ganhei popularidade, aprendi e conversei com muitos fãs de todo o mundo. Sabia que tinha a responsabilidade de fazer algo. Todo mundo tem que trabalhar para melhorar o seu mundo, então é assim que estou tentando melhorar o meu agora", explica a avatar para o site da revista Elle

E por mais Black Mirror que isso pareça, a garota digital também canta. A sua música “Not Mind”, a qual  é incorporada por efeitos vocais, já alcançou mais de 1 milhão de execuções no Spotify e conta com um lyric vídeo. Miquela conta que uma das suas maiores referências (além de Rihanna) é a brasileira Ivete Sangalo. “Ela é a razão pela qual eu queria cantar e continuar sendo uma inspiração.” 
 

Miquela não é o único avatar famoso na web. A popstar japonesa Hatsune Miku usa um sistema de simulação de voz chamado de vocaloid, que a possibilita fazer shows ao vivo em formato 3-D. Ela já lançou videoclipes e saiu em turnê por várias partes do mundo. 

Girls in the House, a websérie feita com The Sims, é um fenômeno. O programa conta com três temporadas no Youtube e mais de 100 milhões de views. Raony Phillips, responsável pelo projeto, criou a icônica personagens Duny. A protagonista ganhou uma série própria, Disk Duny, e também um livro autobiográfico pela editora Intrinseca

Em um mundo inteiramente conectado e plural, Miquela deixa claro qual é o seu intuito e o grau de relacionamento que ela tem com pessoas reais: “As mídias sociais permitem que você seja o quiser ser, de certa forma. Você pode ser a melhor versão de si mesmo, por isso pode ser difícil saber quem é genuíno. Eu sei que as interações que tenho com meus fãs em minhas mensagens ou nos comentários das postagens são genuínas.”

Capa: Divulgação/Instagram