5 dicas para evitar estresse nas redes sociais

Em tempos de polarização ideológica aprenda a manter a sanidade

Publicado em 13/06/2017
5 dicas para evitar estresse nas redes sociais

Nos dias de hoje, expor a opinião nas redes sociais - seja sobre política, religião ou filosofia de vida - pode acarretar em má interpretação, julgamento e, muitas vezes, até "condenação" por parte de alguns usuários. Para não cair na armadilha do estresse alheio, confira algumas dicas:

Evite extremismos

O ódio fica ainda mais evidente nas plataformas digitais, que se transformam em amplificadores do racismo, homofobia e xenofobia. Cuidado com perfis que defendam posições extremistas. Evite compartilhar esse tipo de conteúdo e pratique a diplomacia, buscando sempre conhecer e conviver com os dois lados.  

Cuidado com o que compartilha

Para se prevenir do estresse e até de se prejudicar emocionalmente, fique atento com suas postagens, respostas e algum tipo de reação que você tenha com algum amigo no ambiente online. Assim como na vida real, certifique-se de que você não está ofendendo ou trazendo sentimento de medo e opressão à vida de alguém. 

Evite o bullying

Já imaginou que uma simples palavra, emotion ou gif podem magoar ou incomodar uma outra pessoa? Por isso, cuidado com o que você escreve de forma pública. Além da inimizade, esse comportamento pode se tornar até argumento para ações judiciais.

Lembre-se de seus valores

O fluxo e a velocidade das informações farão você se esquecer do que realmente importa: pessoas queridas e valores. Conecte-se com amigos e familiares, expresse os seus sentimentos. Use as redes para fazer amizade e até dar um salto em sua carreira.

Seja verdadeiro

A vida não é perfeita e bem enquadrada como em uma foto de Instagram. Passar a impressão de que você está sempre ótimo, vai lhe render muitos cliques, mas o tornará deprimido. Procure criar um espaço seguro, com amigos verdadeiros, onde será possível falar abertamente sobre sentimentos e ser autêntico.

Foto: Divulgação