Publicado em 23/11/2016

'Facebook Lite': versão consome menos dados que app convencional

De acordo com testes feitos pelo UOL Tecnologia, essa alternativa se mostrou ainda mais eficaz que a versão web da rede social

Postado em: Celular

Entre os aplicativos que mais consomem a bateria de um smartphone e também o plano de dados, está o Facebook. Na tentativa de reduzir esses gastos, alguns usuários sugerem acessar a rede social através do navegador e usar sua versão web. Mas essa seria uma medida realmente eficaz?

De acordo com alguns testes realizados pelo UOL Tecnologia, essa alternativa não seria tão vantajosa, pois o consumo seria praticamente o mesmo. Após cinco minutos navegando na rede social pelo aplicativo - curtindo posts, acessando vídeos e fotos - foram gastos 31,19 MB do pacote de dados. Já através do navegador do Google, o gasto foi de 30 MB.

No entanto, com a utilização do Wi-Fi a economia seria menor ainda, sem contar que quando acessado pelo navegador o sistema apresenta mais lentidão. Ainda nos testes, o uso do Facebook pelo Chrome travou diversas vezes e os vídeos demoraram mais para carregar.

A sugestão para que a economia realmente se concretize de maneira efetiva, é utilizar o Facebook Lite - uma versão mais econômica da rede social, desenvolvida especialmente para localidades em que a disponibilidade de internet móvel é limitada.

Quando testada com uma navegação de cinco minutos, acessando fotos e vídeos, essa versão consumiu apenas 10 MB do pacote de dados. Número muito menor que a versão convencional, e que realmente pode fazer a diferença na conta no final do mês.

Foto: Divulgação