Site mostra quais empregos serão substituídos por robôs

Segundo dados, jornalistas e desenvolvedores de aplicativos estão seguros

Publicado em 22/08/2017
Site mostra quais empregos serão substituídos por robôs

A inteligência artificial tem se tornado bastante popular, seja em um algoritmo inserido nas redes sociais e sites de busca ou em eletrodomésticos. Provavelmente, você deve imaginar que a tecnologia não será nociva em um futuro próximo. Porém, alguns programas e máquinas já estão ganhando espaço nas empresas, substituindo funcionários pelo mundo. E a perspectiva é aumentar ainda mais. 

Por isso, uma dupla de desenvolvedores americanos, Dimitar Raykov e Mubashar Iqba, criou um site com dados de mercado que indicam a probabilidade que você tem de ter seu trabalho automatizado no futuro próximo, chamado Will robots take my job? (Os robôs vão roubar o meu emprego?).

Jornalistas e desenvolvedores de aplicativos estão seguros, de acordo com o banco de dados do site. Por outro lado, os programadores, por exemplo, têm 48% de chances de serem substituídos por máquinas ou algoritmos. 

Para descobrir se a sua profissão vai perdurar ao longo do anos, é preciso escrever em inglês. O site também revela a projeção salarial e quantidade de pessoas que estão exercendo a mesma atividade até o momento.   

Existe esperança?

Para a presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia, a inteligência artificial não causará desemprego em ampla escala, e o próximo paradigma será a integração entre os seres humanos e as máquinas. “Sou do time que acredita no potencial da transformação. Como ocorreu nas outras revoluções tecnológicas, passaremos por um ciclo em que de fato alguns empregos deixarão de existir, mas outros serão criados”, afirma Bellizia, em um artigo no LinkedIn.

Foto: Divulgação